23 fevereiro 2011

Quem defende a Língua Portuguesa?

Isto é no mínimo escandaloso. Dá até vontade dizer "obsceno". Que país é este onde qualquer um (*) advoga o uso de línguas estrangeiras em detrimento do idioma pátrio? E em nome de quê?
Enquanto formos a SOCIEDADE DA LÍNGUA PORTUGUESA, mau grado os momentos difíceis que atravessamos, não poderemos deixar de nos indignar com tão bizarras quanto "geniais" ideias. Partindo de quem partem e arriscamos aduzir que com avales superiores, podemos tirar de imediato duas ilações:
- teremos, no futuro, excelentes economistas mas provavelmente desconhecedores da sua língua mãe;
- ficará justificada a recusa na concessão de subsídios e outros apoios à SLP.
Caso arrumado? Ponto final, parágrafo? Ou, pelo contrário, mais um estímulo para teimarmos em existir?

(*) no caso concreto o Sr. Braga da Cruz, reitor da Universidade Católica


Católica-Lisbon School of Business and Economics é o novo nome
Católica: Faculdade de Economia com nova identidade
14.02.2011 - 17:05 Por Marline Almeida Pereira

A Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, da Universidade Católica de Lisboa, apresentou hoje a sua nova imagem, que passa pela mudança de nome. Católica-Lisbon School of Business and Economics é a nova designação da instituição. O objectivo é tornar mais visíveis os esforços de internacionalização da faculdade e alinhá-la com as melhores do mundo.

Braga da Cruz, reitor da Universidade Católica, disse, durante a apresentação da nova identidade, que o intuito principal desta mudança passa por “colocar a universidade entre as melhores do mundo”.

“Não nos interessa ser os melhores no nosso cantinho”, disse Guilherme Almeida e Brito, professor adjunto de Finanças, pelo que a instituição continuará a procurar figurar nos rankings internacionais, como aconteceu nos últimos quatro anos, nomeadamente no "Top European Business Schools" do Financial Times.

O cariz internacional da faculdade está patente no corpo docente, uma vez que “todos os professores da católica são avaliados em standards internacionais”, nos seus alunos, “em média numa sala normal de mestrado 40 por cento dos nossos alunos são estrangeiros”, reforça Guilherme Almeida e Brito, e ainda num conjunto alargado de parcerias estabelecidas com escolas de todo o mundo. MIT-Sloan (no programa de MBA), Kellogg School of Management (na Executive Education), ESCP-Europe (nos programas de mestrado), Carnegie Mellon University (no programa de doutoramento), são algumas delas.

“Que estas escolas façam parcerias com a Católica é a prova máxima da qualidade desta faculdade”, acrescentou o professor.

A directora da agora designada Católica-Lisbon School of Business and Economics, Fátima Barros, discursou perante alunos e alumnis (antigos alunos) da faculdade, que assistiram ao mesmo com um nítido entusiasmo. “Muitas pessoas que aqui estudaram estão em lugares de topo em Portugal e no estrangeiro” disse, por isso “tenho a certeza de que está aqui uma geração de líderes”. “Isto é o nosso DNA”, corroborou.

E é isso que pretende expressar a nova “assinatura” da faculdade “Leading today. Inspiring tomorrow”. Procurar criar líderes que podem vir a inspirar outros no futuro.

A campanha desta nova identidade da faculdade vai ser lançada este fim-de-semana no semanário Expresso e irá prolongar-se até ao mês de Maio.

Fundada em 1978 a Católica-Lisbon School of Business and Economics conta agora com cerca de um milhar de estudantes de licenciatura e mestrado e mais de uma centena de docentes.

Jornal PÚBLICO, de 14.2.2011

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